Antes de adquirir um animal de companhia busque informações sobre a raça

A escolha de um filhote deveria ser feita com cuidado. Na maioria das vezes o futuro proprietário segue impulsos, desejos ou sonhos que, muitas vezes, no futuro, acabam tornando-se pesadelos. A maior freqüência de problemas comportamentais diz respeito a agressividade canina. Ainda que a agressividade tenha diversas causas na maioria das vezes o problema poderia ter sido evitado por uma escolha e orientação bem feita. Faz parte da responsabilidade de todas as pessoas envolvidas na criação, comercialização, orientação, adestramento e tratamento de cães, auxiliar o futuro proprietário a escolher o animal mais adequado para si. Além dos aspectos estéticos, de constituição e saúde, é fundamental determinar, ainda que aproximadamente, quais serão as tendências comportamentais ou de temperamento do filhote. Fatores como:

Disponibilidade de espaço;

Disponibilidade de tempo, atenção e cuidados ao cão;

Paciência;

Capacidades ou limitações físicas;

Características da família a que o filhote será agregado;

Idade dos futuros proprietários;

Nível econômico.

Estas características devem ser levadas em conta na hora de se escolher um cão. Alem disso aspectos relacionados ao cão em si são fundamentais.

Raça: temperamento, nível de atividade, necessidades básicas.

Sexo: informações sobre as características sexuais e reprodutivas são fundamentais.

Características individuais : temperamento, necessidades básicas.

A partir da caracterização do filhote orienta-se o proprietário quanto as tendências comportamentais da raça e do indivíduo que se adquiriu. Deve-se fornecer informações sobre padrões comportamentais, necessidades, responsabilidades, cuidados e especialmente informações sobre a forma como o cão aprende. A técnica de educar e ensinar um animal é bastante simples mas deverá ser sempre orientada e supervisionada por um profissional competente. Quando se trata de se determinar tendências individuais, testes de temperamento podem auxiliar na escolha do filhote.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.